Venus2004.org > Dossies


Passagem de Vênus diante do Sol
Arkan Simaan 12/05/04

6°) Passagem de 1874

No século XIX, o conhecimento preciso da distancia Terra-Sol tornou-se ainda mais importante depois da medição, em 1738, da paralaxe anual da estrela Cisne 61, por Friedrich Bessel: a distancia Terra-Sol tinha então virado padrão de referencia para o universo.

Por isso, Asaph Hall tentou afinar seu valor, em 1862, utilizando o planeta Marte, e chegou a 8,841 segundos de arco, resultado que diferia muito do de Encke. Eis porque, o trânsito de Vênus revelava-se, mais uma vez, muito precioso para obter esta grandeza, sobretudo porque a técnica nascente da fotografia dava esperanças de superar o obstáculo da “gota negra”. Com este intuito, o francês Pierre-César Jules Janssen inventou um “revolver fotográfico”, dispositivo que tirava fotos em seqüência, e que inspirou a cinematografia. Os franceses também organizaram as viagens de Fleurias (China), Héraud (Indochina), Bouquet de la Grye (Ilha Campbell), marechal Barthélemy Mouchez (Ilha Saint Paul) e André (Nova Caledonia). No lado inglês, o Astrônomo Real, Georges Airy encarregou-se de oito expedições: no Egito, na Ilha Rodrigues, na Nova Zelândia, três em Kerguelen e três nas Ilhas Sanduíche. Deve-se também acrescentar a viajem particular de Lorde Lindsay na Ilha Mauricio com David Gill.

Enquanto isso, os americanos, dirigidos por Simon Newcomb, entraram admiravelmente em cena com equipes no Japão, na Rússia, na China, na Nova Zelândia, nas Ilhas Crozet, na Ilha Chatham, na Tasmânia e em Kerguelen, os russos cobriram o território deles com vinte quatro expedições, os holandeses foram para a ilha Reunião, os italianos para a Índia, os mexicanos para o Japão, etc.
Infelizmente, as fotos saíram embaçadas e inutilizáveis, causando grande desilusão. Instalou-se a dúvida se ainda era útil gastar dinheiro em 1822, com a próxima passagem, principalmente porque Johan Galle, em 1875, havia determinado a paralaxe solar com boa precisão, observando o asteróide Flora. Entretanto, as passagens de Vênus sendo raras, acabaram-se organizando novas expedições.


1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10         7 / 10



© 2003-2004 Futura-Sciences.com. Direitos reservados.
Indexator - Comparateur de prix - Revue de Presse