Venus2004.org > Dossies


Passagem de Vênus diante do Sol
Arkan Simaan 12/05/04

8°) Passagem de Vênus em 2004

A paralaxe solar sendo hoje perfeitamente conhecida, o interesse atual do trânsito de Vênus, astronomicamente falando, é irrelevante, embora ele seja pedagogicamente fundamental.

Não somente ele é uma maravilhosa ilustração do conceito de paralaxe, mas o fenômeno propiciará uma ocasião em ouro para a entrada do grande publico nas medidas astronômicas. Os astrônomos amadores da parte mais povoada do mundo, Europa, África e Ásia, vão plantar tripés por todos os cantos e já estão preparando as lunetas e os telescópios: a passagem de Vênus tem a insigne vantagem de ser fácil de observar e fotografar com material barato e de manejo simples. (Para os que temem dificuldades, existem aparelhos como o solarscope que dão, sem problemas de segurança, imagens do Sol de 12 cm: mais informações, www.solarscope.org). Para os brasileiros que assistirão ao final da passagem, trata-se de uma oportunidade única: a de 2012 será invisível em nosso país. (Evidentemente, ninguém vai ter “paciência” para esperar a próxima em... 2117!)

No dia 8 de junho de 2004, os observatórios brasileiros vão certamente promover eventos. Tal será o caso na Europa. Na França, por exemplo, o Institut de Mécanique Celeste et de Calcul des Ephémérides (www.imcce.fr/vt2004) vai difundir as imagens da totalidade do trânsito e centralizar, pela Internet, dados de amadores do mundo inteiro com o intuito de calcular, em tempo real, a distância Terra-Sol. Ademais, o site www.venus2004.org tem um fórum (em varias línguas), permitindo dialogar com cientistas, historiadores e astrônomos. Ele também oferece inscrição gratuita aos jovens desejosos de contatar pessoas em outros continentes para realizar a medida histórica de Halley.

Entretanto, o mais importante encontra-se nos colégios europeus que se preparam para a medição da distância Terra-Sol, trabalho centralizado pelo livro Vénus devant le Soleil (veja bibliografia) e pelo site www.venus2004.org: trata-se de comparar o resultado obtido pelos alunos com o valor real da grandeza. Para as matérias cientificas, o interesse dessa tarefa é evidente, sem esquecer que uma correspondência por internet beneficia também o ensino das línguas estrangeiras.

O mais importante, todavia, são as relações de amizade suscitado por esse intercâmbio entre jovens do hemisfério Norte e do hemisfério Sul. Numa época em que os fanatismos florescem, devemos encorajar tal exemplo de fraternidade para a mocidade. Fraternidade em torno do céu. O céu da ciência, evidentemente!

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10         9 / 10



© 2003-2004 Futura-Sciences.com. Direitos reservados.
Indexator - Comparateur de prix - Revue de Presse