Venus2004.org > Dossies


Passagem de Vênus diante do Sol
Arkan Simaan 12/05/04

5°) Passagem de 1769

Ficava imprescindível lograr sucesso em 1769: não haveria outra ocasião antes de 1874! Os cientistas se esforçaram, então, para fabricar lunetas acromáticas destinadas a “vencer” a “gota negra”.

Com exceção de Dixon que foi mandado para Hammerfest (Noruega), os ingleses renovaram completamente as equipes viajantes. A mais importante missão, confiada a James Cook, realizou excelente desempenho em Taiti. A Inglaterra, tirando vantagem da vitória militar contra a França, aproveitava-se para organizar, ao mesmo tempo, uma exploração colonial. A expedição de Cook integrava, portanto, o botânico Joseph Banks, o naturalista Daniel Solander, o desenhista Sydney Parkinson e o astrônomo Charles Green, que, infelizmente, morreu durante a viajem.

Em razão do falecimento de Delisle, Joseph-Jérôme Lalande ficou encarregado de centralizar a campanha francesa de 1769, campanha terrivelmente marcada por infortúnios, como o ocorrido com Chappe d’Auteroche na Baixa Califórnia: após haver realizado uma excelente observação, a equipe dele foi exterminada por uma epidemia de tifo. O único técnico que sobreviveu voltou para Paris contando que Chappe, na agonia, morreu colado na luneta, com o sentimento de haver cumprido a missão. A infelicidade também desabou em cima de Le Gentil de la Galaisière que, durante oito anos, estava esperando o grande dia na região do Oceano Indico: o mau tempo arruinou a viajem dele em Pondichery. “Afastei-me da minha pátria”, disse ele desesperado, “somente para ser espectador de uma nuvem fatal!”. Batido e abatido, ele voltou para Paris, após onze anos de ausência, para descobrir que a família dele, pensando que estava morto, já tinha dividido seus pertences.

Muitos soberanos mostraram interesse em 1769: George III da Inglaterra observou em Kew, e a Czarina Catarina, a Grande, intimou ordem a Academia Imperial de disseminar cientistas de nacionalidades diferentes no vasto território russo, entre eles Leonard Euler. Enquanto isso, Charles VII, rei da Dinamarca e da Noruega, convidava Maximiliano Hell para Vardö, onde o cientista realizou uma proeza.

Com mais do que 150 observações, espalhadas por 77 sítios, a passagem de Vênus em 1769 permitiu situar a paralaxe entre 8,50 e 8,88 segundos de arco. Em 1824, Joseph Encke retomou os cálculos com melhores valores para a longitude dos sítios e obteve 8,5776 segundos de arco.

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10         6 / 10



© 2003-2004 Futura-Sciences.com. Direitos reservados.
Indexator - Comparateur de prix - Revue de Presse