9°) PARA SABER MAIS
SIMAAN Arkan (com Joëlle Fontaine), A imagem do mundo dos babilônios a Newton, tradução de Dorothée de Bruchard, Companhia das Letras, 2003 (Descreve de que maneira os homens imaginaram a forma e o movimento da Terra, da Antigüidade até Newton, com a idéia que o avanço da ciência é inseparável da mentalidade dos sábios de cada época.)
SIMAAN Arkan, La science au péril de sa vie – les aventuriers de la mesure du monde, Vuibert/Adapt, 2001. (Prêmio especial do livro de astronomia (2002). Descreve as expedições cientificas do século 18 que foram ao Peru e à Laponia medir a forma da Terra (1735-1743), as que observaram as passagens de Vênus (1761 e 1769) e as que criaram o sistema métrico decimal durante Revolução francesa.)
SIMAAN Arkan (org.), Vénus devant le Soleil - comprendre et observer un phénomène astronomique, Vuibert/Adapt, 2003. (Escrito por vários especialistas, este livro analisa as passagens de Vênus anteriores, oferece conselhos para observar o trânsito de 2004 (com o horário nas principais cidades do mundo), comenta a bibliografia relativa ao assunto, publica documentos históricos e uma longa lista de clubes de astronomia com endereços eletrônicos. Também contém um curso sobre as medidas de distancia no sistema solar, da Antiguidade até o trânsito de Vênus, usando-se apenas conhecimentos rudimentares de matemática.)
(*) Professor brasileiro de física em Paris e autor de A imagem do mundo dos babilônios a Newton, Companhia das Letras, 2003.
(**) As precauções necessárias para observar o trânsito de Vênus estão em:
http://www.venus2004.org/comprendre/d/dossier364-4.php