Venus2004.org > Dossies


Passagem de Vênus diante do Sol
Arkan Simaan 07/03/04

4°) A importância da passagem de Vênus hoje

Que importância tem hoje a passagem de Vênus?

Cientificamente irrelevante, ela é pedagogicamente primordial. Em primeiro lugar, ilustra um dos métodos utilizados para descobrir planetas exteriores ao sistema solar. Em seguida, ela aclara a noção de paralaxe — isto é, o deslocamento aparente da posição de um objeto visto por um observador que muda de lugar. Aliás, o conceito de paralaxe fundamenta nosso conhecimento das distâncias dos astros do sistema solar e das estrelas próximas.



Entretanto, o maior interesse da passagem de Vênus em 2004 é a medição da distância Terra-Sol pelos jovens: um eventual sucesso desta operação desencadeará certamente, em alguns alunos, uma paixão para estudos científicos.

Melhor ainda: se houver trabalho interdisciplinar entre professores de Física e História, o mesmo entusiasmo será estendido para disciplinas literárias. Se porventura esta atividade, seguindo os conselhos de Halley, associar estudantes de países diferentes, a passagem de Vênus permitirá também o exercício de uma língua estrangeira. Tudo isso, sem falar na criação de laços de amizade entre jovens do Norte e do Sul: na hora em que os fanatismos se fortalecem, proponhamos à nossa juventude uma fraternidade em torno do céu... O céu da ciência, claro!


1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6         5 / 6



© 2003-2004 Futura-Sciences.com. Direitos reservados.
Indexator - Comparateur de prix - Revue de Presse