Venus2004.org > Dossies


Trânsito de Vênus em junho constrói ponte teórica entre astronomia e história
Arkan Simaan 17/03/04

3°) Interdisciplinariedade

NA FRANÇA, a projeção do trânsito de Mercúrio de 7 de maio do ano passado animou o pátio de vários colégios e permitiu um rico debate, quando os alunos fizeram inúmeras perguntas. Não satisfeitos, insistiram para continuar a discussão em classe. Outro fato interessante foi a reação dos professores de disciplinas literárias (alguns deles desconheciam completamente o fenômeno), outros tinham acabado de tomar conhecimento ouvindo o rádio no carro, vindo para o trabalho. Como ocorreu com os alunos, a projeção encantou esses professores. Foi então uma oportunidade para preparar o terreno para um trabalho interdisciplinar centrado na passagem de Vênus em junho deste ano.



De fato, o contexto histórico dos trânsitos de Vênus anteriores, particularmente os do século 18, interessa aos professores de história que desejam estabelecer uma ligação entre história e astronomia. Eles podem utilizar-se, por exemplo, dos liames entre astronomia e navegação (duas ciências gêmeas) para estudar a exploração colonial, a pesquisa da longitude no mar, o traçado de mapas geográficos, as viagens de exploração do mundo (Cook, Bougainville etc.) e as guerras européias pelas colônias.

O ideal seria que as observações deste ano se inspirem nas recomendações de Halley, associando então jovens europeus com colegas do hemisfério Sul. Os meios modernos de comunicação facilitam essas tarefas. Estes contactos poderiam ser utilizados pelos professores de línguas estrangeiras. Quanto a isto, Vénus devant le Soleil contém propostas concretas para professores de física (ver bibliografia.)

Como conclusão podemos dizer que o estudo e a observação do trânsito de Vênus diante do Sol podem enriquecer culturalmente os alunos e, ao mesmo tempo, favorecer as relações de amizade entre o Norte e o Sul. Numa época em que os fanatismos florescem, proponhamos aos nossos jovens uma fraternidade em torno do céu. O céu dos astrônomos, evidentemente.




1 - 2 - 3 - 4 - 5         4 / 5



© 2003-2004 Futura-Sciences.com. Direitos reservados.
Indexator - Comparateur de prix - Revue de Presse